terça-feira, 6 de julho de 2010

20 dicas para escrever um bom texto

1. Gênero
Leve sempre em conta o gênero do texto, isto é, o tipo de discurso que a situação de comunicação exige, por exemplo: crônica, carta, conto, biografia, poema, artigo, bilhete, diálogo, ensaio, verbete etc.

2. Público-leitor
Considere o público a quem se destina seu texto. (Jovem, adulto; autoridade, amigo etc)

3. Veículo
Tenha clareza a respeito de onde o texto será divulgado: jornal, revista, folheto de divulgação, mural da escola, internet etc.

4. Papel do autor
Deixe claro se o papel é o de participante ou observador em relação ao assunto ou acontecimento de que se trata. Defina claramente o tempo para, então ordenar cronologicamente os fatos. Caso contrário, o texto pode apresentar problemas no uso dos tempos verbais, das pessoas gramaticais e dos discursos direto e indireto.

5. Coesão Textual
Procure construir o texto buscando uma organização global clara para que ele não fique mal amarrado, com as idéias desordenadas. O leitor tem que perceber claramente um começo, um meio e um fim e a seqüência temporal ou lógica dos fatos. Use conectivos e expressões que orientem o leitor, por exemplo: porém, portanto, depois disso, por outro lado, dessa forma, assim, é por isso que etc.

6. Paragrafação
Use um critério claro de paragrafação. O leitor deve perceber que os parágrafos marcam de fato uma mudança nos movimentos do texto, por exemplo: mudança na abordagem de uma questão, introdução de uma nova idéia, nova personagem, novo rumo do pensamento etc. Este item está relacionado ao anterior, pois a paragrafação deve contribuir para organizar e dar coesão ao texto.

7. Coesão Nominal
Deve ser possível ao leitor perceber sobre quem ou sobre o que você está falando quando usa um pronome (ele, nós ou este, aquilo, isso, tudo etc.) ou um substantivo para retomar uma informação que apareceu antes no texto.

8. Verossimilhança e Coerência
O texto tem que ter verossimilhança, isto é, o que se conta deve parecer real ou possível no mundo criado pelo autor. Procure evitar passagens sem explicação ou soltas, nas quis o leitor não entende bem o raciocínio desenvolvido ou o que aconteceu. Elimine detalhes que não se encaixam, são incoerentes, não têm lógica.

9. Escolha de palavras
Escolha as palavras e expressões com cuidado e precisão. Não opte pela palavra que fica apenas próxima da ideal. Evite vocabulário pobre e a repetição excessiva da mesma expressão.Não use gírias nem palavras ou expressões pouco típicas da linguagem escrita, quando a intenção não é retratar a linguagem oral. Escolha expressões adequadas ao gênero, público-leitor ou veículo.

10. Condensação
Evite que o texto fique muito condensado ou excessivamente resumido. Reescreva os trechos que progrediram muito rapidamente. Detalhe bem as idéias, explique mais lentamente, expanda os conteúdos, avance mais devagar, acrescentando comentários, dados, observações, descrições etc.

11. Detalhamento
Evite que o texto fique muito longo ou excessivamente detalhado. Reescreva os trechos que progrediram muito lentamente. Procure não se perder em detalhes sem importância, divagar, fugir do assunto ou perder o fio do raciocínio. Elimine observações e detalhes que não tenham uma função clara no texto.

12. Estruturação sintática
Reescreva orações e períodos mal construídos, incompletos ou ambíguos. A ordem de aparecimento dos sintagmas deve facilitar a compreensão. Evite construções sintáticas estranhas.

13. Clichês
Procure não usar clichês ou idéias prontas, chavões, afirmações já gastas. Fuja da falta de originalidade e criatividade nas idéias ou na escolha de palavras e expressões. O texto não deve apresentar soluções óbvias, pouco interessantes, que não prendam a atenção do leitor.

14. Pontuação
Evite excesso ou falta de pontuação. A pontuação deve favorecer a compreensão, organizar as informações.

15. Concordância Nominal e Verbal
Respeite a concordância entre sujeitos e verbos e entre o substantivo regente e seus determinantes e modificadores.

16. Regência
Atenção quanto ao uso de proposições que regem verbos e nomes e quanto ao uso da crase.

17. Ortografia
Atenção à ortografia e à aplicação das regras da acentuação.

18. Uso de Maiúscula e minúscula
Use adequadamente as letras maiúsculas para nomes próprios. A diferenciação gráfica entre maiúsculas e minúsculas deve ser clara.

19. Caligrafia
Evite problemas de caligrafia; eles podem comprometer a clareza do texto.

20. Organização e Capricho
Evite problemas relativos à apresentação do texto, que impedem a compreensão e comprometem a clareza do texto.
GARCIA, A.L.M. e AMOROSO, M.B.Olhe a Língua – Língua Portuguesa.6ª série. São Paulo, FTD, 1999.

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